Se a sua turbina apresenta qualquer problema, o seu primeiro instinto é consertá-la, certo? Antes é preciso confirmar que a empresa que se deseja contratar realiza um serviço de alta qualidade. O equipamento é um investimento alto, por isso, é comum que a turbina passe por processos de recondicionamento, reconstrução e remanufaturado.
Apesar da turbina recondicionada ser um processo que é realizado há anos e ainda contar com sua viabilidade comprovada pelos inúmeros fabricantes que fornecem o produto na opção recondicionada, ainda existe uma série de pessoas que têm muita desconfiança em relação à qualidade do serviço.
O que é o recondicionamento de turbina?
O recondicionamento de turbina é basicamente um serviço especializado de conserto de vários modelos de turbinas utilizadas em vários motores. Com o recondicionamento de turbina você consegue fazer com que o equipamento volte a funcionar como novo!
Ou seja, as turbinas recondicionadas são aquelas que são retrabalhadas as peças que já estão dentro delas, sendo uma excelente opção para quem busca por um bom custo-benefício. Entretanto, quando comparada com a turbina remanufaturada, a sua vida útil é menor.
Turbina recondicionada é boa?
Isso vai depender do que você precisa. A empresa deve verificar o automóvel para definir se ele precisa de um reparo, reconstrução ou remanufatura. Aqui na ADTurbos, realizamos uma completa inspeção no veículo e um profissional determina qual o melhor serviço para você. Se a turbina estiver muito desgastada e danificada, não vale a pena realizar o conserto.
Em outro caso, se o seu turbo contar com 90% do interior danificado, vale a pena que você considere o recondicionamento do turbo, usando peças econômicas, tendo um preço menor do que remanufaturar a turbina.
Qual a diferença entre turbina recondicionada e turbina remanufaturada?
A remanufatura tem como objetivo fazer com que o seu turbo fique o mais novo possível. Sendo assim, um turbo remanufaturado foi completamente desenvolvido de acordo com o padrão de um turbo novo original. Se o turbo contar com componentes vestíveis, haverá uma substituição. O profissional realiza toda a inspeção de acordo com as especificações do equipamento original para que todas as dimensões sejam o mais corretas possível.
As peças utilizadas na reposição são novas ou semi-novas. Quando são novas, devem passar por testes de acordo com as especificações estabelecidas pelo fabricante e os padrões devem ser os mesmos de produtos originais. Quando a peça é usada, um profissional deve verificar os desgastes e outros problemas antes que ela seja colocada no veículo. Mas é importante frisar que o turbo remanufaturado deve sempre atender aos padrões do fabricante para tolerâncias, durabilidade e qualidade.
Sendo assim, a diferença é que a remanufaturada é um turbo que monta as tampas quentes e frias antigas e utiliza o conjunto rotativo novo de fábrica original, ou seja, é um reaproveitamento de algumas peças que parecem com uma peça nova mas com a vantagem de ser 60% mais barata. Já a recondicionada possui todas as peças do seu interior retrabalhada, ou seja, é feito um conserto na turbina do cliente.
Recondicionamento e Remanufatura é a mesma coisa que concerto?
O reparo de uma turbina consiste em recondicionar o turbo, fazendo a sua limpeza e substituindo as peças que apresentam defeito e desgaste. As peças que podem ser reparadas são reutilizadas em casos onde se enquadram no limite de desgaste aceitável estabelecido pelo fabricante. A qualidade dos componentes que foram reparados costuma variar muito e muitos vem com uma garantia limitada.
Antes do processo de reparo, todos os componentes do turbo estão igualmente desgastados. Após o procedimento, alguns dos componentes presentes no turbo podem ser novos, já outros podem ter vindo de uma unidade usada diferente e outros componentes originais são mantidos. Por mais que os componentes usados ainda sejam bons para uso, eles ainda possuem alguns pequenos desgastes.
Além disso, também pode haver outros fatores que não podem ser identificados pelo olho humano e que podem ser os responsáveis por causar desgastes, como rachaduras e estresse por calor. Isso pode acabar acarretando em mais problemas para a peça, resultando em uma falha prematura.