Como você sabe, as turbinas precisam ser bastante cuidadas. O motorista deve estar sempre focado, ter conhecimento prévio e ter sempre um mecânico eficiente à sua disposição. Hoje vamos falar sobre um problema que às vezes ocorre: o motor turbo está com pouca potência.
Sabe aquele momento em que seu veículo fica esquisito, não produz tanto quanto antes ou sofre em algumas subidas? Estes são sinais de que o motor turbo está com pouca potência.
uais são os principais sinais de motores de turbina de baixa potência?
1- Engasgo no motor
Este é o sintoma mais simples e comum que indica um motor turbo com baixa potência. Entretanto, é difícil identificar exatamente qual é o problema apenas analisando essa falha. Pode ser algo mais sério, ou pode ser apenas uma reação temporária.
Portanto, para entender a gravidade do problema, se esses engasgos persistirem por muito tempo, a inspeção é necessária. Em alguns casos, podem aparecer antes de grandes perdas de potência no motor. Dessa forma, assim que você notar qualquer diferença, é importante que você leve o veículo para a oficina.
2- Eficiência de consumo de combustível reduzida
Outro sinal que representa a falta de potência em um motor turbo é a diminuição na qualidade do consumo de combustível. Naturalmente, quando o veículo perde muita potência, ele precisa extrair mais combustível do tanque para fazer a mesma coisa.
Portanto, tarefas mais pesadas, como carregar cargas ou subir ladeiras, acabam exigindo muito do seu motor turbo. Isso faz com que o consumo de litros de combustível seja muito rápido. Isso pode acabar prejudicando o seu bolso, já que você terá que gastar cada vez mais com combustível.
No início, esses sinais podem ser leves, como dificuldade em acelerar o carro. No entanto, com o tempo, eles podem aumentar de intensidade e causar dificuldades para você, motorista. Portanto, quando surgir um problema, por menor que seja, tente corrigi-lo o mais rápido possível. Caso contrário, suas dores de cabeça podem ser enormes no futuro.
3- Fumaça preta saindo do escapamento
Se você notar muita fumaça preta saindo do tubo de escape do seu veículo, faça a manutenção do seu veículo. Idealmente, a fumaça do carro deve ser cinza e leve e se dissipar rapidamente no ar.
Quando essa fumaça começa a escurecer, pode ter muita sujeira ou algum tipo de carbonatação no motor, como óleo queimado. A fumaça geralmente não é um problema. Este é apenas um aviso, é hora de tomar precauções. Portanto, os motores de turbina devem ser verificados antes que comecem a perder desempenho.
Mas qual a principal razão para a falta de potência do motor turbo?
Uma das principais razões associadas a motores turbo de baixa potência tem a ver com peças mal ajustadas. Considerando que a ideia original era extrair mais velocidade e potência, o dano é dobrado.
Manter o sistema limpo e bem lubrificado é um dos pré-requisitos para evitar tais problemas. Sem isso, os gases de escape não podem retornar adequadamente, colocando mais pressão no motor sem produzir energia.
Saiba como solucionar problemas
Em primeiro lugar, é interessante verificar o estado geral dos injetores para resolver o problema de potência insuficiente do motor turbo. Mau contato pode causar perda de potência do motor e vibração desnecessária. Manutenção de qualidade ou peças de reposição podem resolver o problema. Além disso, tente verificar se a vela está danificada ou suja.
Outro elemento que você deve verificar é o sistema de refrigeração. Isso é para garantir o bom funcionamento dos componentes. Defeitos neste sistema podem causar sérios danos ao motor. Portanto, não pode ser ignorado.
O objetivo deste artigo é abordar questões relacionadas à potência insuficiente no motor de turbina do seu veículo. Esperamos que suas perguntas tenham sido respondidas. Você também pode entrar em contato com nossa equipe. Estamos aqui para você e podemos ajudá-lo da maneira certa!