Para aumentar o desempenho do motor por sobrealimentação, utiliza-se um turbo ou compressor, são dois sistemas diferentes, mas são projetados para melhorar o desempenho do motor aumentando a combustão, resultando em uma melhor dinâmica do veículo sem a necessidade de aumentar o tamanho e os litros do motor.
Você sabe como eles funcionam e a diferença entre um turbo e um compressor? Apesar de possuírem a mesma funcionalidade, são sistemas diferentes e possuem suas peculiaridades. Continue lendo este artigo, pois vamos esclarecer algumas dúvidas sobre eles.
Como funciona o compressor?
O compressor usa ar ambiente e começa a funcionar assim que o motor começa a girar, pois há uma correia conectada diretamente ao motor por meio de uma polia, que cria pressão e aumenta a potência e o torque.
A maior vantagem do compressor é que você pode obter um impulso considerável em baixas rotações em marcha lenta porque não depende do volume do escapamento para aumentar o ar de admissão. Outra vantagem é que é fácil de instalar, mas possui um número maior de peças e uma perda de potência adicional devido ao seu tamanho e peso, o que pode ser visto como uma desvantagem desse sistema.
Como funciona o turbo?
Um turbocompressor usa os gases de escape do motor como fonte de energia para acionar o motor. Este é um sistema um pouco mais complexo composto por uma turbina e um compressor, o gás de escape cria pressão e faz a turbina girar a uma velocidade maior que o compressor.
Para que a turbina atinja a velocidade necessária para gerar essa pressão, o motor também precisa funcionar em uma velocidade maior, pois a turbina não pode receber gás suficiente em baixas rotações.
Turbos mais antigos criam um fenômeno conhecido como turbo "lag", que é o atraso em pressionar o pedal do acelerador e o tempo de resposta do turbo para fornecer pressão e aumentar a potência do motor.
Hoje, com o desenvolvimento do sistema, foram criados diversos modelos de turbinas que possuem uma resposta mais rápida na partida. Possuem geometria variável para alterar o ângulo de posicionamento das pás e não contam com gases de escape para acionamento e alto desempenho.
Turbo ou compressor: em qual eu devo investir?
Para escolher o sistema ideal, você precisa entender e avaliar quanta potência de motor deseja adicionar e quanto está disposto a gastar com aquisição, manutenção e combustível, com base nos resultados que deseja obter com sua instalação.
Portanto, não há uma resposta correta para essa pergunta. Você deve analisar suas expectativas e escolher um sistema que atenda às suas necessidades.
Quais cuidados eu devo tomar com o turbo e compressor?
Siga as manutenções recomendadas no manual, use combustíveis e outros fluidos de qualidade comprovada, e faça a manutenção da turbina e do compressor pelo período necessário, para garantir a durabilidade e o ótimo funcionamento do seu equipamento.
Ainda tem dúvidas sobre turbinas e compressores? Entre em contato com a AD Turbos e ajudaremos você a escolher o melhor sistema para você. Teremos prazer em atendê-lo!