Hoje em dia você encontra milhares de modelos de turbinas no mercado, assim como motores, capacidade cúbica, disposição de cilindros, tipos de injeção e ignição. Por isso, é importante que você conheça os modelos de turbina disponibilizados no mercado e quais são mais adequadas para cada motor.
Os motores turbo alimentados originais contam com uma série de estudos de engenharia para estabelecer qual o tamanho e tipo de turbina mais recomendado para ser usado. Mas o nosso artigo irá focar em automóveis movidos a gasolina ou álcool, visto que a maioria das pessoas que possui um veículo desse modelo ainda não sabe qual a melhor turbina.
O turbocompressor é um equipamento que foi desenvolvido especialmente para aumentar o rendimento do motor, ele faz parte de um mecanismo para aumentar o rendimento do motor a partir da sobrealimentação do mesmo. Esse sistema é dividido em duas partes, a quente e a fria.
Parte quente do turbocompressor
Essa é a parte correspondente ao rotor da turbina, que possui o objetivo de transformar a energia encontrada no fluxo de escape de energia mecânica, rotacionando a turbina. O eixo que liga a turbina ao compressor é o responsável por transmitir essa energia, ele comprime o ar de admissão para que um maior volume de ar seja admitido pelo motor. Quanto maior for a parte quente, maior será a necessidade da passagem de gases do escape para que seja realizada a compressão.
Parte fria do turbocompressor
A parte fria é o compressor e é o principal responsável por fazer a compreensão do ar admitido, para que isso seja possível, ela aproveita a energia dos gases de escape que é coletada pela turbina. Quando o ar está sob pressão, o motor admite maior quantidade de ar para a mistura, quando comparado ao motor sem a mistura de um turbocompressor. Quanto maior for a parte fria, maior será a pressão que poderá ser atingida.
Quanto maior for, melhor?
O tamanho dos rotores é sim um fator importante para que o seu automóvel tenha uma boa configuração, mas não é no sentido de maior o turbo, maior a sua potência. A turbina realiza a compressão do ar captado, ou seja, o que faz com que tenha uma potência superior é a capacidade de queima e a quantidade de mistura admitida nos cilindros. Dessa forma, quanto menor for a capacidade cúbica de um motor, menor será o volume de mistura admitido nos cilindros e menor serão os gases de escape para rotacionar a turbina. Isso significa que se o motor for pequeno e a turbina for grande, ela nem irá realizar o seu objetivo de funcionar para compreensão do ar para os cilindros. Dessa forma, é necessário adequar o tamanho da turbina e a sua pressão de acordo com a litragem do motor.