Você conhece o turbocompressor roletado? Você já deve ter ouvido falar sobre esse produto, muitas pessoas o consideram uma versão melhorada do turbo convencional, entretanto, é preciso conhecer as suas características para julgar se essa afirmação é verdadeira. Além disso, vamos te mostrar algumas vantagens do turbo roletado, assim, você saberá se vale ou não a pena investir nesse modelo.
O que é um turbocompressor?
Antes de escolher entre um turbo convencional e um turbo roletado, é importante que você saiba o conceito de turbocompressor. Em resumo, o turbocompressor consiste em um dispositivo instalado em motores a combustão para que seja possível aumentar a potência do veículo.
Isso é possível porque o dispositivo é capaz de reaproveitar os gases do escapamento para que a turbina possa girar. Esse dispositivo foi inventado no século 19 por Gottlieb Daimler e até os dias atuais o conceito utilizado é o mesmo.
Mas afinal, quais são as diferenças entre turbos convencionais e roletados?
Quando estamos falando de características físicas, a principal diferença entre esses dois modelos de turbo é a carcaça. O turbocompressor é composto por três partes principais:
- Compressor: carcaça fria;
- Carcaça central;
- Turbina: carcaça quente.
A parte do meio do equipamento é a responsável por fazer a ligação entre as outras duas, já nos modelos convencionais ela é apoiada por dois mancais. Por conta desse apoio, existe uma certa resistência para o turbo girar. O funcionamento do modelo roletado é diferente, visto que ao invés de mancais, existem dois rolamentos.
Os mancais agem oferecendo resistência para a entrada de ar, entretanto, os rolamentos fazem o oposto, visto que eles facilitam a entrada de ar para aumentar a quantidade de giros do turbocompressor roletado, o que faz com que ele chegue mais rápido até a sua potência máxima.
Por que investir em um turbo roletado?
Entre as vantagens em investir em um turbo roletado podemos citar a rapidez no qual ele chega no ponto máximo de potência. Por conta dessa rapidez, o funcionamento de um turbo roletado faz com que o tempo de “turbo lag” seja menor, dessa forma, a demora entre a aceleração e a resposta do veículo, o que é bastante comum nesse tipo de motor.
Quanto mais rotações você tiver, mais pressão você terá e consequentemente mais potência. Entretanto, é importante frisar que não é isso que faz com que ele seja mais eficiente, apenas que ela chega mais rápido ao ponto de pressão. Mas por outro lado, por conta dessa característica do turbo roletado, esse equipamento costuma ser mais caro que um turbo convencional, podendo chegar ao dobro do preço.
Qual a melhor opção?
Depois de saber essas informações, você deve estar se perguntando qual a melhor opção para você. Mas isso vai depender do objetivo de instalar o equipamento no seu veículo, sendo assim, você deve analisar os dois modelos para escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.
Vale ressaltar que ambos os turbos contam com a mesma capacidade de potência, mas a principal diferença está justamente na velocidade em que chegam ao pico. Sendo assim, a principal vantagem de um turbo roletado é chegar ao pico de maior potência mais rapidamente.