Os motores turbinados podem contar com uma série de estratégias para garantir mais força ao motorista, sendo assim, o turbo pode contar com mais de um rotor ou trabalhar com turbinas conjuntas e até elétricas. Os motores turbinados são equipamentos conhecidos e que vieram para ficar, eles representam um salto de eficiência quando comparados aos motores de aspiração natural. O funcionamento de uma turbina é considerado um processo relativamente simples, no qual a turbina empurra mais ar para a câmara de combustão, de modo a fazer uma explosão mais poderosa, e consequentemente mais potente.
A turbina consegue se movimentar através dos gases do escapamento e o seu sistema permite que um determinado motor passe a entregar níveis de força parecidos com os de propulsores maiores, mas de aspiração natural.
Por muito tempo, a turbina era utilizada exclusivamente para que os automóveis tivessem um desempenho mais esportivo, com respostas mais abruptas. Hoje em dia é possível encontrar turbinas menores e gerenciamento eletrônico, dessa forma foi possível entregar economia de combustão ao procedimento.
No entanto, existem vários tipos de turbinas no mercado. Do sistema mais simples aos quatro sistemas turbo que a BMW utiliza no diesel X5 topo de linha. Os menos complexos usam apenas um rotor alimentado por gases de escape.
Os rotores gêmeos que a BMW chama de TwinScroll têm duas hélices sobrepostas. O sistema promete uma resposta mais rápida, pois os rotores são capazes de atingir velocidades mais altas mais rapidamente. De um modo geral, as hélices vêm em tamanhos diferentes e exigem menos pressão de escape para girar mais rápido e empurrar mais ar para dentro do cilindro.
As turbinas de geometria variável utilizam apenas um rotor, mas possuem pás que podem mudar de posição e alterar o comportamento do gás que chega à turbina. Eles permitem um melhor desempenho em baixas e altas rotações e são uma solução mais simples que o twinscroll. Em velocidades mais baixas, as pás fecham e comprimem o gás, forçando a turbina a girar mais rápido. Já em rotações mais altas, as pás se abrem e permitem que mais gases do escapamento realizem o movimento de rotação da turbina.
Saiba mais sobre os modelos de turbo disponíveis no mercado
Em um motor com dois turbocompressores, dois esquemas são usados. Quando as turbinas estão funcionando em paralelo, as duas turbinas estão sempre girando, geralmente alimentando diferentes conjuntos de motores. Portanto, este sistema é frequentemente usado em motores V6, V8 ou V12. Os turbos são do mesmo tamanho e empurram mais ar para dentro do motor do que um único turbo.
Quando as turbinas são contínuas, uma turbina é usada em uma velocidade mais baixa e a segunda turbina é usada em uma velocidade mais alta. O sistema também pode ser usado em motores menores para fornecer mais potência aos propulsores. Normalmente, nesta solução, as turbinas são de tamanhos diferentes. Os usados em spins menores geralmente são menores para uma resposta mais rápida e para eliminar atrasos de resposta.
Motores com três ou quatro turbos, como o Bugatti Chiron de maior capacidade e os motores a diesel BMW, funcionam de forma semelhante aos turbos duplos, sequencialmente ou em paralelo.
Você conhece o turbo elétrico?
Uma das tecnologias mais inovadoras que encontramos hoje no mercado é o turbo elétrico. Esse modelo de equipamento não precisa de gases de escapamento para realizar o seu funcionamento e são acionadas imediatamente. Sendo assim, esse modelo consegue entregar força logo de cara, assim que o motorista pressiona o pedal do acelerador, a força extra já estará disponível para ser utilizada.
Como escolher o melhor turbo para o meu automóvel?
Para que você invista no melhor modelo de turbina para o seu automóvel, é extremamente importante que você já tenha bem definido quais são os seus objetivos em relação com o desempenho do veículo, além de também saber informações referentes às características da peça para que ela não danifique o seu motor. Por isso, selecionar o melhor turbo deve ser uma tarefa dividida com um profissional especializado, pois ele saberá indicar um modelo que atenda às suas necessidades, além de também levar em conta a compatibilidade de potência e as especificações do seu veículo.