Está com dificuldades para investir em um motor mais potente para o seu carro? Se você deseja investir em um melhor desempenho para o seu veículo, é importante saber que existem algumas diferenças entre motores turbo e supercharger quando o assunto é potência. Ter uma compreensão dessas diferenças pode ajudá-lo a decidir qual comprar.
No artigo de hoje, discutiremos motores turbo e superchargers para que você possa aprender mais sobre suas principais diferenças. Continue lendo!
O que é um turbo compressor?
Um motor com turbo compressor fornece mais potência sem aumentar o tamanho do motor do carro, e o trabalho é impulsionado pelo fluxo de gases de escape que é expelido para fazer a turbina girar. Em termos de consumo de combustível, há quem defenda que um motor turbo consome mais, porém, quando o ar pressurizado pelo duto do sistema de admissão se mistura mais densamente com o combustível na câmara de combustão, ocorre uma explosão mais violenta, que exige menos do seu acelerador.
O que é um Supercharger?
Um motor supercharger, também conhecido como compressores volumétricos, aumenta a eficiência volumétrica de um motor de combustão interna, fornecendo assim mais potência. Na prática, os motores supercharger são semelhantes aos motores turbo em termos de desempenho. Ele comprime o ar na câmara de combustão, o que aumenta a quantidade de oxigênio, fazendo com que a combustão seja mais intensa, resultando em mais potência.
Embora existam muitas semelhanças na forma como os dois mecanismos realmente funcionam, existem algumas especificações de como eles funcionam que os diferenciam. Algumas das principais diferenças são:
- A principal diferença: Enquanto um turbocompressor usa gases de escape para alimentar o motor, um supercompressor usa o ar ambiente para realizar a mesma função;
- Torque: O supercharger é conectado diretamente ao virabrequim, então, à medida que a rotação começa a aumentar, ele começa a comprimir o ar nos cilindros. Este procedimento é bom para corridas de velocidade, pois permite um aumento no torque ao sair ou restaurar a velocidade do veículo;
- Ligação mecânica: Em um supercharger, o compressor é acionado por uma articulação mecânica, geralmente uma polia do virabrequim. Dessa forma, o sistema entra em ação em marcha lenta, evitando o turbo lag ou retardo, que é um atraso na resposta do carro ao pisar no acelerador e uma das maiores reclamações do turbo;
- Compressor mecânico: Em um turbo, quando o acelerador está fechado ou levemente aberto, não há perda mecânica, em um supercharger ele permanece ativo, aumentando o consumo. Para evitar esse problema, podem ser utilizadas polias com cubos eletromagnéticos, desativando o sistema quando não for necessário, mas a eficiência máxima ainda é pequena;
- Pressão de exaustão: Em uma turbina, a pressão do gás de exaustão faz com que a turbina gire. Este movimento é transmitido através do eixo para o compressor, que é responsável pelo aumento da potência. Este é um sistema que fornece mais potência, mas também traz mais riscos porque é mais complexo, pode trabalhar em rotações muito altas, até 150.000 RPM.
Você gosta deste conteúdo? Esperamos que você tenha resolvido suas dúvidas sobre motores turbo e supercharger.
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