De tempos em tempos o mercado automobilístico apresenta novidades para os consumidores. A principal razão para isso é que a indústria sempre busca suprir as necessidades dos consumidores, assim, é possível entregar experiências únicas para os mesmos. Na hora de fechar a conta, alguns pontos são mais considerados que outros, o motor é um dos principais ao lado de design, conforto e tecnologia.
Se você se interessa em saber mais sobre um equipamento que vem ganhando destaque entre os amantes de quatro rodas, o motor turbo, este artigo é para você! Saiba mais sobre a sua história, suas principais vantagens e outras características deste sistema.
Mas afinal, o que são motores turbo?
Hoje em dia, você consegue encontrar no mercado uma variedade de modelos de motores, dentre eles se destacam o turbo e o aspirado. O que difere esses modelos é a cilindrada, por exemplo, suponha que um motor turbo conte com o mesmo ou menor número de cilindradas quando comparado com um motor aspirado. Além de contar com um peso mais leve, também apresenta um custo de fabricação menor, fazendo com que o rendimento seja idêntico.
Tudo isso é possível por conta dos gases de saída que são aproveitados e fazem com que o eixo da turbina faça o seu movimento giratório. Na outra extremidade existe uma hélice que será a responsável por comprimir o ar, de modo a fazer com que o motor preencha completamente os cilindros com a mistura de ar/combustível melhorando a qualidade da combustão.
Como funcionam os motores turbo?
O motor de turbo funciona a partir da energia emitida pela expulsão dos gases de escape, que são desperdiçados pelos modelos aspirados. O turbocompressor é um equipamento composto por duas câmaras, que são chamadas de caixas frias e caixas quentes, que também são conhecidas como turbina e compressor. O conjunto turbocompressor está diretamente ligado ao coletor de escape de um motor com combustão interna e utiliza a energia dos gases de escape para girar todo o conjunto da turbina e compressor.
Em cada uma dessas caixas você irá encontrar um rotor, que está interligado através de um eixo comum. A caixa quente está instalada no coletor do escapamento e assim que os gases passam por ela, o rotor gira. Em cadeia, o rotor da caixa fria também gira e é a partir desse momento que a compreensão começa. O rotor do compressor capta o ar atmosférico que foi capturado anteriormente e faz a pressurização, transferindo esse ar para a tubulação do sistema de admissão presente no motor.
É importante ressaltar que os motores turbos também se dividem entre fixo e variável. No caso dos motores variáveis, o compressor realiza a dosagem da quantidade de gases de escape que passam pela turbina, regulando a pressão. Já nos motores turbos fixos, não existe a funcionalidade de regulação de pressão. A presença deste componente tem uma influência positiva no desempenho do motor como um todo.
Quais as vantagens em investir em um motor turbo?
Existem diversas vantagens em investir em um motor turbo, por isso, este é um dos equipamentos mais buscados pelos amantes de veículos com quatro rodas. Com este item você consegue garantir mais potência, economia de combustível e menos emissão de poluentes. Saiba mais sobre essas vantagens:
- Economia de combustível: Hoje em dia, uma das maiores preocupações dos consumidores que investem em modelos turbo está relacionada ao gasto com combustível. Entretanto, essa preocupação não faz muito sentido, já que em determinados modelos, dependendo do pico de toque, o veículo tem maior facilidade de ganhar e sustentar a velocidade na cidade/rodovia, favorecendo aqueles que prezam pelo conforto e economia de combustível;
- Menor emissão de gases poluentes: Atualmente vem crescendo o número de consumidores preocupados com a poluição, por isso as montadoras se viram obrigadas a oferecer carros com a mesma potência e que minimizem o escape de gases poluentes. De uma forma geral, os motores superalimentados ou turboalimentados se destacam por sua redução de gases poluentes, quando comparado ao motor aspirado, visto que ele aproveita a energia dos gases de escape para melhorar a qualidade do motor, além disso, o turbo motor apresenta melhor performance e mais economia.