Muitos motoristas tentam reduzir o consumo de combustível de seus veículos, mas existem diversas práticas duvidosas e potencialmente prejudiciais. Uma delas sugere que o motorista dirija o seu carro com o motor funcionando em baixas rotações. É uma alternativa amplamente disponível, mas pode ser prejudicial para a vida útil do seu veículo.
É comum que essas práticas contem com usar a marcha mais alta no câmbio, mesmo em velocidades mais baixas que o regular. Assim, o motor irá trabalhar em um regime de rotação também mais baixo.
Observe que isso pode causar alguns danos ao motor. Continue lendo nosso artigo e entenda!
Mas afinal, dirigir em baixas rotações pode danificar o motor?
Pode acabar prejudicando o seu motor, mas também não pode prejudicar. É necessário consultar o manual do proprietário do veículo. Com ele, você saberá qual a velocidade ideal para cada troca de marcha indicada pelo fabricante. Isso segue os parâmetros do conjunto motriz do veículo.
Em circunstâncias normais, a marcha deve ser engatada a 20 km/h. A velocidade máxima em terceira marcha é de 45 km/h. A velocidade máxima em quarta marcha é de cerca de 60 ou 70 km/h. Finalmente, se você andar na mesma velocidade por um certo período de tempo, poderá alcançar a quinta marcha. Quando o motor do veículo dá partida, ele gira em torno de 800 rpm. Depois de aplicar uma leve força no pedal do acelerador para acelerar, o tacómetro no painel do carro mostrará uma faixa de mais de 1.000 rpm. A partir daí, à medida que a velocidade e a mudança de marcha aumentam, a rotação aumentará de acordo.
Se o motor fornecer um nível de torque suficiente em baixas rotações para que o motor funcione sem esforço, você não terá quaisquer problemas. Além disso, seguir as recomendações do fabricante no manual do proprietário sempre funciona. Normalmente, as velocidades e rotações recomendadas de cada montadora fornecem um equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.
Quando posso usar as baixas rotações?
Recomenda-se apenas usar a marcha mais alta possível e dirigir em baixas rotações, independentemente da rotação do motor, quando houver pouca ou nenhum esforço do motor (como em um declive, por exemplo).
O funcionamento frequente de um motor em baixa velocidade pode causar esforço e vibração internos, o que pode causar danos mais cedo ou mais tarde. Em motores diesel modernos em particular, a falha de sistemas antipoluição, como filtros de partículas, é o resultado mais provável que a combinação pode trazer ao seu veículo.
Conhecer a velocidade ideal do motor e a sincronização da transmissão é a melhor maneira de economizar combustível. A maioria dos carros modernos já possui um indicador de marcha ideal, que indica a marcha correta atual e as condições atuais, indicando o quanto reduzir ou aumentar a relação de transmissão.
O uso do ponto neutro
Usar ponto morto ou neutro é comum entre muitos motoristas. Principalmente nos semáforos. Porém, ao contrário do que muitos pensam, essa é uma abordagem equivocada, principalmente em carros mais novos com injeção eletrônica. Desta forma, o neutro só pode ser engatado quando o carro está parado.
Conforme o veículo trafega e a transmissão está em ponto morto, o conjunto continua injetando combustível para manter o motor funcionando. Concluindo, o ideal é sempre consultar o manual do proprietário antes de dirigir o veículo. Saiba que dirigir em baixas rotações pode danificar seu motor.